6 adoçantes naturais que substituem o açúcar

O açúcar adicionado é um dos ingredientes mais controversos da dieta atual, isso porque ela tem sido associada a muitas doenças graves, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes, câncer e entre outros.

 

Parte desses problemas é que a maioria das pessoas consome açúcar demais sem saber.

Felizmente, existem muitas maneiras de adoçar alimentos sem adicionar açúcar, por isso,

no conteúdo de hoje, vamos explorar 6 alternativas saudáveis de adoçantes naturais para sua rotina. Confira!​​

Por que comer muito açúcar faz mal para a saúde?

Estudos mostram que aqueles que seguem dietas ricas em açúcar branco são mais propensos a desenvolver obesidade e outras doenças. O motivo disso é que o açúcar pode interferir com os hormônios do corpo que regulam a fome e a saciedade, levando ao aumento da ingestão de calorias e ganho de peso.

 

O consumo excessivo de açúcar também pode prejudicar o metabolismo, podendo levar ao aumento da insulina e do armazenamento de gordura. 

 

Além de causar problemas de saúde, o açúcar vicia, o principal motivo disso é que ele faz com que a dopamina seja liberada no centro de recompensa do cérebro, que é a mesma resposta ativada por drogas viciantes. Ou seja, quanto mais você come, mais o corpo não consegue ficar sem.

 

Por isso, considere os seguintes tipos de adoçantes naturais para sua dieta:

  1. Stevia

A stevia é um adoçante natural extraído das folhas de um arbusto sul-americano que é cientificamente conhecido como Stevia rebaudiana.

 

Este adoçante feito a base de plantas pode ser extraído de dois compostos — esteviosídeo e rebaudiosídeo A. Cada um deles contém zero calorias, pode ser até 350 vezes mais doce que o açúcar e ter um gosto ligeiramente diferente do açúcar.

 

As folhas de stevia são ricas em nutrientes e fitoquímicos, então não é surpreendente que o adoçante esteja relacionado a alguns benefícios à saúde, como redução na pressão arterial, redução do açúcar no sangue e os níveis de insulina.

  1. Eritritol

Assim como o xilitol (do qual vamos abordar logo em seguida) o eritritol é um álcool de açúcar, mas contém ainda menos calorias. Ótimo, não é mesmo?

Com apenas 0,24 calorias por grama, o eritritol contém 6% das calorias do açúcar comum.

Também tem gosto quase igual ao de açúcar, o que o torna uma opção fácil de trocar e deliciosa.

 

Além disso, o eritritol não aumenta os níveis de açúcar no sangue, insulina, colesterol ou triglicérides. Aposte nesta opção!

  1. Xilitol

O xilitol é um álcool de açúcar com uma doçura semelhante à do açúcar, muito usado em diversas dietas, pois é possível fazer diversas receitas sem perder o sabor. É extraído do milho ou da madeira de vidoeiro e é encontrado em muitas frutas e vegetais.

 

O xilitol contém 2,4 calorias por grama, ou seja, que é 40% menos calorias do que o açúcar.

O que torna o xilitol uma alternativa promissora ao açúcar é a falta de frutose, principal ingrediente responsável pela maioria dos efeitos nocivos do açúcar.

  1. Mel

O mel de abelha é um adoçante natural e rico em nutrientes como potássio, magnésio, ferro e cálcio, trazendo inúmeros benefícios para o corpo, como fortalecer o sistema imunológico, atuar com antioxidante, melhorar a digestão e manter a flora intestinal saudável. 

 

Apesar de ser natural, é necessário tomar cuidado, ele é muito calórico, e nada em excesso faz bem, certo?

  1. Açúcar de coco

O açúcar de coco é extraído da seiva do coqueiro. Ele contém alguns nutrientes, incluindo ferro, zinco, cálcio e potássio, bem como antioxidantes. 

 

Esse tipo de adoçante natural tem um índice glicêmico mais baixo do que o açúcar normal, o que pode ser parcialmente devido ao seu conteúdo de inulina. A inulina é um tipo de fibra solúvel que retarda a digestão, aumenta a plenitude e alimenta as bactérias saudáveis ​​no intestino.

  1. Melado

O melado é um líquido doce e marrom com uma consistência espessa de xarope. Ele é feito da fervura da cana-de-açúcar, contendo diversos tipos de vitaminas e minerais, como vários antioxidantes.

 

Além disso, seus altos teores de ferro, potássio e cálcio podem beneficiar a saúde óssea e cardíaca. No geral, o melado é um bom substituto para o açúcar refinado, mas seu consumo deve ser limitado assim como o mel, pois ainda é uma forma de açúcar, viu?

 

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como este!

Compartilhar

Comentários
Deixe seu comentário