Beta HCG: o que é, quando fazer e como entender o resultado

O teste para identificar se a mulher está grávida ou não, que é mais recomendado pelos médicos, é o beta HCG, por ter alto índice de eficiência. Mas para entender melhor o que é e como entender os resultados, confira o conteúdo de hoje! 

Boa leitura! 

O que é o Beta HCG

A sigla Beta HCG — também conhecido como BhCG — refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana beta. Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido pelas células do embrião.

Durante a gravidez, as células da placenta em desenvolvimento produzem o beta HCG. A placenta é o saco que nutre o óvulo depois de fertilizado e se fixa à parede uterina.

Além disso, o exame pode ser detectado pela primeira vez em uma amostra de sangue cerca de 11 dias após a fecundação. Contudo, os níveis de HCG continuam a aumentar a cada 48 a 72 horas e então diminuem e se estabilizam, permanecendo estáveis ​​pelo resto da gravidez.

O exame de sangue da gonadotrofina coriônica humana mede o nível do hormônio HCG presente em uma amostra de sangue.

Ele é produzido durante a gravidez e seu médico pode se referir ao exame de sangue de HCG por outros nome, como:

 

  • Teste de sangue beta-HCG;
  • Teste quantitativo de gravidez de sangue;
  • Teste de sangue quantitativo de HCG;
  • Teste beta-HCG quantitativo em série;
  • Teste beta-HCG quantitativo.

Existem diferenças importantes entre os testes de sangue com BETA HCG e os testes de urina com esse hormônio, do qual você pode efetuar sem receita.

Os exames de urina podem ser influenciados por fatores como desidratação e a hora do dia em que você faz o teste, enquanto um exame de sangue com HCG, pode fornecer resultados decisivos, mesmo em casos em que os níveis estejam bastante baixos.

Quando é necessário realizar o exame

O exame pode ser realizado por diversos motivos ou quando a mulher deseja:

 

  • Confirmar a gravidez;
  • Determinar a idade aproximada do feto;
  • Diagnosticar uma gravidez anormal, como uma gravidez ectópica;
  • Diagnosticar um aborto potencial;
  • Triagem para síndrome de Down.

Esse tipo de exame também é feito muitas vezes para rastrear a gravidez antes de você se submeter a certos tratamentos médicos que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê, como por exemplo, tratamentos que incluem raios-X.

Entendendo o resultado

O ideal é que seu médico avalie junto de você os resultados, então quando seu teste de laboratório chegar, leve até ele imediatamente para entender os dados. Mas adiantando um pouco, os níveis de HCG são medidos em unidades mili-internacionais de hormônio HCG por mililitro de sangue (mIU / mL).

Esta tabela abaixo mostra os níveis normais de HCG durante a gravidez para cada semana desde o seu último período menstrual, confira:

 

mbeta.png

 

Os níveis normais desse hormônio em mulheres não grávidas geralmente são inferiores a 10,0 mIU / mL. Ou seja, se seus níveis de HCG estiverem fora da faixa normal, isso pode significar uma série de coisas. Mas apenas o seu médico o ajudará a interpretar os resultados de forma correta e sem avarias.

Os níveis de HCG inferiores ao normal podem significar tanto um erro de cálculo de gravidez, um possível aborto espontâneo ou óvulo com problemas e também uma gravidez ectópica.

Já os níveis superiores ao normal podem significar um erro de cálculo de gravidez, uma gravidez molar, que significa quando uma massa anormal se forma dentro do útero após a fertilização em vez de um embrião normal ou uma gravidez múltipla, como gêmeos ou trigêmeos. As interpretações podem ser várias, por isso exigem uma série de análises e outros exames para ter uma certificação concreta.

Portanto, se você deseja realizar esse tipo de exame, no Laboratório Vidas é possível. Para conhecer melhor todos os nossos serviços, acesse nosso site



Compartilhar

Comentários
Deixe seu comentário